Inspiração em Paris – origem Séc IXX

Carlos Thays

Amanecer

Si están ajenas de sustancia Ias cosas
y si esta numerosa Buenos Aires
no es más que un sueno
que erigen en compartida magia Ias almas,
hay un instante
en que peligra desaforadamente su ser
y es el instante estremecido deI alba,
cuando son pocos los que suenan el mundo
y sólo algunos trasnochadores conservan,
cenicienta y apenas bosquejada,
Ia imagen de Ias calles
que definirán después con los otros.
Hora en que el sueno pertinaz de Ia vida
corre peligro de quebranto,
hora en que le sería fácil a Dios
matar deI todo Su obra!

Se as coisas carecem de substância
e se esta numerosa Buenos Aires
não passa de um sonho
que erigem em partilhada magia as almas,
há um instante
em que seu ser se vê em desmedido perigo
e é o instante estremecido da aurora,
quando são poucos os que sonham o mundo
e só alguns noctívagos conservam,
acinzentada e apenas em esboço,
a imagem das ruas
que depois definirão com os outros.
Hora em que o sonho contumaz da vida
corre o risco de quebranto,
hora em que para Deus seria fácil
matar inteiramente Sua obra!

Em Amanhecer, Fervor de Buenos Aires, 1923

Se existe alguém que pode ter tido uma experiência como a descrita neste detalhe desta poesia, foi Carlos Thays, que abandonou sua terra natal e radicou-se em Buenos Aires. Sua Biografia nos diz: (Wikipedia)

Carlos Thays
(20 de agosto, 1849 – 31 jan 1934). Foi um arquiteto paisagista francês-argentino, e um estudante sob orientação do arquiteto paisagista francês Édouard André.
Nascido Jules Charles Thays em Paris, França, em 1849,  Carlos Thays chegou à Argentina em 1889, após ter sido recomendado por Jean Alphand[1] ao pioneiro  argentino pioneira Miguel Crisol, que contratou Thays para projetar o Sarmiento Park, em Córdoba. Durante seu tempo em Córdoba Thays apaixonou-se pelo país jovem e decidiu passar o resto de sua vida na Argentina.
Após se mudar para Buenos Aires, ele foi nomeado Diretor da cidade de Parques e Passarelas em 1891. Esta posição deu-lhe influência significativa sobre a concepção de espaços abertos da cidade, e seu legado ainda é fortemente sentido nos jardins, ruas e praças da cidade hoje.
Os grandes projetos incluíram o plantio de árvores ao longo das ruas, remodelação e concepção de praças públicas e calçadas, bem como projetar completamente novos parques e expandindo os mais velhos.  Dos principais parques e praças que mostram particularmente a influência de Thays sobre Buenos Aires incluem os parques Centenario, Lezama, Patricios, Barrancas de Belgrano e as praças Constitución, Congreso, e Mayo.  A herança francesa de Thays é refletida em muitos dos seus projetos, a tal ponto que as parques e praças Buenos Aires são muitas vezes comparados a projetos similares em Paris

(1) Jean-Charles Adolphe Alphand, born in 1817 and died in 1891, interred at Père Lachaise Cemetery (division 66), was a French Engineer of the Corps of Bridges and Roads. Under Napoléon III, Alphand participated in the renovation of Paris directed by Baron Haussmann between 1852 and 1870, in the company of another engineer Eugène Belgrand and the landscape architect Jean-Pierre Barillet-Deschamps

Um dos maiores empreendimentos de Thays foi o Parque Tres de Febrero, uma área ampla e aberta abrangendo vários quilômetros quadrados repleta de milhares de árvores, flores, muitas fontes e monumentos no bairro de Palermo.

Um projeto ao qual ele se dedicou com carinho foi o Jardim Botânico de Buenos Aires, para o qual ele pediu ao governo da cidade a desapropriação de terras (quase 8 hectares), que ele projetou em seções para mostrar plantas organizadas por continente, com um grande seção dedicada às plantas nativas da Argentina, que eram ignoradas na elaboração de  jardins até então. O jardim teve a primeira  Ginko biloba plantada na Argentina. Concluído em 1898, o Jardín Botânico, que leva seu nome, Jardín Botánico Carlos Thays de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Uma estufa, que fora primeiramente erguida na Exposição de Paris de 1889, foi trazida em seções da França para ser remontada, e é uma das cinco estufas existentes no jardim. Uma casa de tijolos no estilo Gothic Revival Inglês, na qual ele que viveu durante a construção e plantação do jardim, agora abriga o herbário e uma pequena biblioteca botânica
Ao mesmo tempo em que Thays trabalhou principalmente em Buenos Aires ao longo dos anos, ele também trabalhou em muitos projetos cívicos em outras áreas da Argentina, como a remodelação do Parque Sarmiento, em Córdoba, projetou o Parque 9 de Julio, em San Miguel de Tucumán, o Parque de la Independencia, em Rosario, e o Parque San Martin, em Mendoza.  Thays também projetou a inserção local do  luxuoso Club Hotel de la Ventana, perto de Sierra de La Ventana na Província de Buenos Aires. Trabalhos fora da Argentina incluem o planejamento urbano do bairro residencial de Carrasco, a ajuda no planejamento do Parque Rodó, e o projeto da Plaza Independencia em Montevideo, Uruguai.
Thays trabalhou mais extensivamente em Buenos Aires justamente em um período da história da cidade onde ele estava crescendo muito rápido, como resultado da imigração, especialmente da Espanha e da Itália. Freqüentemente é observado que  Thays insistiu em elevados padrões de design e freqüente espaços abertos, sem o que os espaços abertos a cidade atual provavelmente, não existiriam.
Juntamente com Perito Francisco Moreno e outras figuras proeminentes fundaram a 4 de julho de 1912  a Boy Scouts Association of Argentina.
Thays morreu em Buenos Aires em 1934.

Busto de Thays, no Jardim Botanico de Buenos Aires e a Plaza del Congreso

O que Thays nos legou e que eu senti, que é o mesmo que Edouard André nos legou também, que foi viabilizado por Hausmann por influencia de Napoleão, contem a verdadeira imagem de com o que Buenos Aires se parece.

Parque Centenario

Parque Centenario 01

PARQUE CENTENARIO

Parque Lezama

Parque Lezama 01.jpg

PARQUE LEZAMA

Parque Patricios
PARQUE PATRICIOS

Parque Barrancas de Belgrano

PARQUE BARRANCAS DE BELGRANO

Plaza Constituicion

PLAZA CONSTITUCION

Plaza Congreso

PLAZA CONGRESO

Plaza de Mayo

PLAZA DE MAYO

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s